Translate SITE

DEPOIMENTOS ABRAPAM ALUNOS E AUTORIDADES

Loading...

terça-feira, 22 de setembro de 2009

COMANDO TÁTICO MOTORIZADO


A Polícia tem nas mãos a tarefa infindável de manter subjugadas as forças ou energias anti-sociais. Ela persegue, com o máximo de tenacidade, as Infrações Penais, ou sejam, as rebeldias e desobediências, que vontades recalcitrantes opõem-se ao império benfazejo da lei e da ordem.


O Estado do Ceará e Região Metropolitana de Fortaleza, tem sido alvos nestes últimos meses de uma onda freqüente de crimes violentos, sendo, assaltos a carro-forte, a bancos, assaltos com reféns e etc, praticados pelos “Modus operandi” de quadrilhas organizadas, seguido dos crimes contra a vida e ampliação de áreas onde ocorrem conflitos de gangues, geralmente com presença juvenil, onde faz-se necessário a presença de uma força policial, atuando em patrulhamento motorizado e especializado, nesses tipos de ocorrências com características ostensivas, procedendo rondas diuturnamente.

O emprego desta Cia Tático Móvel será adequado de maneira a cobrir as principais rotas de fuga de Fortaleza, causando uma sensação ostensiva de segurança pública e mostrando que ela estará pronta para os diversos tipos de enfrentamento, visando sempre o bem maior, que é a vida do cidadão.

Tal procedimento se faz necessário para que a sociedade mantenha a credibilidade na Polícia Militar do Estado do Ceará, bem como, a certeza do interesse nosso em responder com eficiência a essa ânsia da sociedade Alencarina, e o Batalhão de Polícia de Choque, especificamente o COTAM, assumirá sem nenhuma dúvida esta missão de tropa de reação do Comandante Geral.

Histórico

O Comandante Geral da PMCE, preocupado com o crescente índice de violência em nosso Estado, criou, no dia 09.09.1999, o Comando Tático Motorizado, denominado “COTAM”, que será uma tropa de reação do Batalhão de Polícia de Choque com a missão de coibir e combater os crimes violentos ocorridos na esfera do Estado do Ceará e região metropolitana de Fortaleza, tais como: roubos a bancos a estabelecimentos comerciais e similares, ao crime organizado a criminosos armados em locais de difícil acesso e combate as gangues delinqüentes.

Criado para atuar em operações de apoio ao policiamento ostensivo geral; considerando o que está descrito nas normas gerais de ações do COTAM. As composições de serviço do COTAM só deverão ser acionadas para atuar em ocorrências específicas.

Em seu expediente de rotina a 2ªCia de Choque inicia seus dias com treinamentos multidisciplinares que aprimoram o físico e técnica de seus policiais como; educação física, defesa pessoal, armamento e equipamento, tiro de combate, doutrina de choque, gerenciamento de crises, dentre outras disciplinas.

CURSO DE PATRULHAMENTO URBANO

O curso de patrulhamento urbano foi criado com o objetivo de preencher uma lacuna no processo de treinamento e manutenção da Polícia Militar do Ceará, no que se refere à padronização de procedimentos operacionais no desenvolvimento do policiamento motorizado urbano.

Em principio, foi iniciado um lento programa de capacitação de instrutores, os quais foram mandados para buscar e assimilar conhecimentos técnico-profissionais em várias organizações policiais do Brasil e do mundo. Após a conclusão desta fase, passou-se a compilar todas as informações coletadas e estruturá-las dentro de um padrão de ações policiais relacionadas diretamente com a realidade operacional da Polícia Militar do Ceará e da sociedade cearense, dividindo-se o cronograma de instrução em situações de policiamento preventivo e procedimento para patrulhamento motorizado de alto risco, envolvendo assim todo o cotidiano do serviço policial.

Dessa forma o Curso de Patrulhamento Urbano fornece ao policial militar capacidade técnica para poder atuar nas mais diversas situações de policiamento, estando apto a enfrentar ocorrências de confronto direto, como também executar de modo seguro e eficiente o policiamento motorizado ostensivo e preventivo nas áreas urbanas.

O Curso de Patrulhamento Urbano é regulamentado pelo parecer nº014/2003-3ªSeção do EM, publicado no BCG nº114/2003.

Objetivo do Curso

Regular as instruções e atividades a serem desenvolvidas pelo BPChoque por ocasião do Curso de Patrulhamento Urbano, destinado ao aprimoramento dos conhecimentos técnico-profissionais de Policiais que exercem suas funções no serviço de Rádio-Patrulhamento e em Operações de Alto Risco, tendo como público-alvo os Policiais Militares do Batalhão de Choque, das OPM’s do Policiamento Ostensivo da PMCE.

MISSÕES DO PATRULHEIRO

01) ESTAR PRONTO PARA CUMPRIR QUALQUER MISSÃO, A QUALQUER HORA E EM QUALQUER LUGAR;

02) DEFENDER OS DIREITOS DE QUALQUER CIDADÃO;

03) HONRAR A SUA FARDA, JAMAIS MANCHÁ-LA;

04) SER CORTES E AFÁVEL;

05) EVITAR O FAVORITISMO TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI;

06) COMPORTAR-SE COMO EXEMPLO PARA SOCIEDADE EM GERAL;

07) CONSERVAR BOA SAÚDE FÍSICA E MENTAL;

08) APRENDER E ESTAR EM CONSTANTE TREINAMENTO;

09) SER LEAL CONSIGO MESMO, PARA COM A POLICIA MILITAR, PARA COM SUA PÁTRIA E PARA COM DEUS.

3 comentários:

  1. Agradeço ao SGT Carlos gomes,por ter realizado o curso aqui no Ceará,precisamente em Camocim e Sobral,pois adquiri grandes conhecimentos com ele,e estou ancioso para fazer outro, em sua próxima vinda ao Ceará,Brasil!!!!(um aluno do curso por número 14,só ele sabe quem é...)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Guerreiro em DEZEMBRO estaremos juntos novamente com um curso de ações táticas com uma Equipe ABRAPAM. È só esperar e divulgar. abraço

    ResponderExcluir
  3. Assim, esqueci de parabenizar pelo blog, ele realmente é uma ferramenta de informação muito importante para quem é militar ou simpatizante, espero que seja um sucesso, assim como os cursos abrapam são!!, forte abraço e parabéns pela iniciativa e criatividade!!!

    ResponderExcluir